O motivo é a notícia de que alguns torcedores da equipe lusitana demonstraram sua insatisfação, através de comentários em um blog dedicado aos assuntos da cidade de Sines, com o fato de o Vasco da Gama Atlético Clube estar disputando o campeonato da 1ª Divisão Distrital de Setúbal com o uniforme do time do Rio, inclusive com seus patrocinadores, no lugar de seu tradicional "equipamento", predominantemente amarelo. A única referência ao time português é o escudo, colocado no centro do peito, ao lado da faixa, com menos destaque que a tradicional cruz da camisa do nosso Vasco, o carioca.
Na verdade, isso faz parte de uma parceria entre as diretorias dos dois times. A agremiação portuguesa passa a ser uma forma de divulgação da marca do C.R. Vasco da Gama na Europa, especialmente em Portugal, e, em compensação, passa a contar, sem ônus, com cinco jogadores pertencentes ao Vasco brasileiro: Eder, Luís Gustavo, Barueri, Gotti e Dico.
Entendo a insatisfação dos portugueses com a troca dos uniformes, mas, certamente, os jogadores que receberam são de um nível superior ao dos demais que disputam a competição do Distrito de Setúbal. Será que esses reforços não "pagam" o preço de ter que jogar com outras cores? Para ser sincero, acho que não. Vascaíno e orgulhoso de toda a história do meu clube, desde a luta pelos negros e pobres, que resultou com a construção de São Januário, até as conquistas dos mais variados e importantes títulos, também não gostaria de ver o meu Vasco, o do Rio de Janeiro, vestindo outro uniforme, não importando que reforços pudessem nos ceder. Sou orgulhoso de nossa história, assim como os vascaínos de Sines devem ser orgulhosos da sua.
O Clubbe Recreativo Vasco da Gama (CRVG), Cidade do Cabo, tem até o escudo
igual ao do time carioca e disputa a primeira divisão da Liga Sul-Africana
De qualquer forma, agora que o acordo entre os times já foi feito e "a equipa" portuguesa já uso o nosso uniforme, desejo ao Vasco da Gama A. C., de Sines, o mesmo sucesso que desejo ao C. R. Vasco da Gama.
Nenhum comentário:
Postar um comentário